Qualidade de Vida – Dicas valiosas

Você sabe o que é qualidade de vida?

Qualidade de Vida

Primeiro de tudo, as pessoas associam esse conceito a vários fatores como:

  • comer bem,
  • praticar atividade física,
  • cuidar da saúde mental,
  • ter mais tempo para se cuidar ou até mesmo a acorda cedo.

Entretanto, o fato é que quando fazemos algo que nos causa bem estar já associamos a qualidade de vida.

Mas, movimentar o corpo, ter uma boa alimentação, dormir bem ajudam a manter um corpo saudável.

Portanto, hoje estamos aqui para dar algumas dicas valiosas sobre qualidade de vida!

COMER BEM

Certamente, cuidar da alimentação nos faz atingir um maior resultado na questão saúde.

No entanto, a falta de cuidado com o que comemos pode ser um gatilho para desenvolver doenças.

Assim, podemos salientar que alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares podem levar a:

  • infarto,
  • derrame,
  • hipertensão,
  • obesidade,
  • diabetes e até câncer.

Entretanto, não é difícil incluir bons alimentos no cardápio e que podem te levar a longevidade.

Cientistas da universidade PARK nos Estados Unidos concluíram que consumir mais oleaginosas reduz muito os riscos de males cárdicos, entre 25% e 39% quando consumidos pelo menos cinco vezes por semana.

Certamente elas são ricas em gorduras boas como ômega 3, que diminuem as taxas de colesterol ruim e evitam a formação de placas de gorduras que obstruem as artérias.

Assim, o centro de pesquisas médicas de Caddiff no País de Gales comprovou que vítimas de ataques cardíacos aumentaram as chances de evitar novos problemas em 29% quando passaram a comer peixe pelo menos duas vezes por semana, isso por causa da presença do ômega 3.

Resumindo, alimente-se bem!

DORMIR BEM

Certamente, ter boas noites de sono ajuda a repor as energias.

Afinal, é fundamental para o organismo.

Um estudo da American Academy of Sleep confirmou que dormir bem é uns dos segredos para a longevidade.

Dos 2800 Participantes da pesquisa, 46% que relataram insatisfação com a saúde tinham má qualidade de sono!

Além disso, uma outra pesquisa da Associated Professional Sleep Societies, afirma que quem sofre de insônia crônica corre três vezes mais riscos de morrer em comparação a pessoas que não sofrem com o problema.

Portanto, para os pesquisadores o ideal são pelo menos 7 horas e meia de sono por dia.

ATIVIDADE FÍSICA

A atividade física trás muitos benefícios a saúde!

Mais importante, dizer não ao sedentarismo significa o afastamento de várias doenças como:

  • doenças cardiovasculares,
  • diabetes,
  • hipertensão,
  • além de dar energia e disposição.

Além disso, a faculdade de medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP comprovou que uma simples caminhada já reduz a pressão arterial na primeira hora subsequente.

O cérebro também fica mais afido.

Um recente estudo norte-americano publicou na revista Neuroscience, mostrou que durante os exercícios o corpo produz uma substância que estimula o nascimento de novos neurônios, o que melhora nossas atividades cognitivas em especial a memória.

CONTROLE DO PESO

Certamente, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física regularmente é o casamento perfeito para ficar em forma!

Mais importante, excesso de peso e obesidade pode aumentar os riscos de:

  • diabetes,
  • derrame,
  • hipertensão e
  • apneia.

Além disso, a obesidade estão por trás de 30% dos casos de câncer.

Portanto, a regulação da dieta é de extrema importância.

Também tem uma grande melhora na saúde e a autoestima segundo pesquisas feita pelo Hospital das Clínicas.

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CONTROLE SEU ESTRESSE

Infelizmente, o estresse é a doença do século!

Mas, o estresse pode contribuir para o aparecimento de doenças psico-fisiológica.

Portanto, é preciso observar e monitorar, pois quanto mais alto for o nível de estresse maior será a deterioração física e psicológica da pessoa.

Resumindo, o estresse pode ser um fator de grande risco!

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